Todos os pais querem filhos independentes?! Depende, na verdade, os pais querem que os filhos façam exatamente o que os pais querem que façam. Tem que comer, tem que estudar, tem que escovar os dentes e tomar banho, etc…
O SER HUMANO NÃO É INDEPENDENTE!!! Nós somos interdependentes, precisamos do convívio em SOCIEDADE.
Recém nascidos são muito DEPENDENTES.
E precisa acordar o bebê para mamar durante a noite? Se o seu bebê está ganhando peso bem, NÃO precisa. Daí a importância do seguimento com o Pediatra. Consultas de rotina geram segurança para os pais.
Com até 3 meses: os bebês podem chegar a dormir até 7 horas seguidas.
E a partir de 4 meses: eles começam a acordar de hora em hora, podendo dormir até umas 4 horinhas seguidas.
Clique aqui para saber mais sobre o sono dos bebês
Os bebês vão se tornando independentes e por isso, passam a querer dormir menos. O bebê chama os pais quando sente falta deles.
Bebês não andam, não falam, mas eles sabem direitinho, acordar bem rapidinho para checar se a mãe está por ali. Eles ouvem sua voz, sentem seu cheiro, mamam um pouquinho e logo voltam a dormir.
E se a mãe não aparece? Eles choram até que a mãe venha.
Não ir até o bebê para ensinar o bebê a dormir é BESTEIRA. Não somos nós que ensinamos o bebê a dormir, pois nós já nascemos sabendo dormir.
Se você não vai até o seu bebê quando ele chora, ele só aprende que não vale a pena chorar, porque, “por mais que eu chore, meus pais não virão”.
Não ensine isso ao seu filho.
Se ele chorar dê colo, sim! Sem moderação.
Fonte: Revista Crescer e Carlos González
Texto adaptado: Dra. Daniela Mendes Martins – Médica Pediatra pela Santa Casa de São Paulo, cursando Neonatologia no HC-USP (CRM 169.552). Endereço: Rua Pio XI, 848 – Alto da Lapa, São Paulo. Tel: (11) 3836-5888. Cel: (11) 99280-3573.
Gostou da postagem de hoje? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail