Bebês que usam Fórmula precisam Beber água?

Muitas mães me perguntam se bebês que mamam fórmula precisam beber água. Essa é uma pergunta bem interessante, então vamos lá…

O leite materno varia de acordo com o que a mãe come e bebe, e também varia durante a mamada.

Nos meses de calor a gente sempre orienta que mães que amamentam bebam mais água, e isso permite que seu leite adquira a capacidade de hidratar mais os bebês.

 


Clique aqui para entender porque os bebês podem querer mamar toda hora


O leite mais anterior é aquele que vai matar a sede do bebê, quando o bebê sente sede é comum que sua mamada seja mais curtinha para pegar esse leite mais anterior e se hidratar.

E a fórmula infantil? Então, a fórmula infantil não varia. É sempre a mesma medida de fórmula para a mesma medida de água (1 medida de pó de leite para cada 30 ml de água), as concentrações não mudam.

Então, não tem problema dar um pouco de água nos intervalos das mamadas, nos dias de muito calor, para os bebês que mamam fórmula de leite. Desde que essa água não faça diminuir a quantidade de mamadas (que seu bebê já está habituado), certo? Essa água é para somam e não diminuir!!!

 


Saiba como lidar com o calor dos bebês clicando aqui


E qual a quantidade de água que devo oferecer? Basta se basear na quantidade de xixi que seu bebê está fazendo e na sua sede (mamãe) ao longo do dia.
– Xixi clarinho e abundante significa boa hidratação.
– Se o xixi estiver mais escuro, com cheiro mais forte ou em menor quantidade ofereça um pouco de água para o seu bebê (só para os que mamam fórmula)

Essa regrinha também vale para quem está em aleitamento misto (peito + fórmula). Sempre oferecendo fórmula e água no copinho ou na colher dosadora!!!
(Mas a chance do xixi ficar escurinho pra quem mama no peito é muito muito mínima)


E os bebês podem tomar água de coco? Clique aqui para saber.


 

Para os bebês que estão em aleitamento materno: somente o leite do peito em livre demanda, com a mamãe se hidratando bastante!!! Somente após os 6 meses deve-se começar a oferecer água no copinho.

 

Regrinha de quantidade de água após os 6 meses: 30 a 40 ml x peso do bebê!!!

 

Dra. Daniela Mendes Martins – Médica Pediatra pela Santa Casa de São Paulo, cursando Neonatologia no HC-USP (CRM 169.552). Endereço: Rua Pio XI, 848 – Alto da Lapa, São Paulo. Tel: (11) 3836-5888. Cel: (11) 99280-3573. Gostou da postagem de hoje? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail

Compartilhe com seus amigos

Inscreva-se no Canal do Youtube

No Canal do Youtube teremos muitas dicas e novidades relacionadas ao Desenvolvimento Infantil. Eu te espero.

 Gostou da postagem de hoje? 

Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail

Insira seu endereço de e-mail para seguir este blog e receber notificações de novas postagens por e-mail.

Dra Daniela Mendes Martins

Médica Pediatra e Neonatologista

Curso Pedmais

Um curso completo para quem quer saber mais sobre a infância

Dra Daniela Mendes Martins | Pediatra e Neonatologista | CRM-SP 169.552

Pediatria Objetiva © Todos os Direitos Reservados

 

plugins premium WordPress