Em alguns momentos da vida, os bebês passam a querer mamar mais e isso não significa que seu leite é fraco e sim, que seu bebê precisa mais dele porque precisa crescer e se desenvolver.
E acredite!!! O seu leite é extremamente suficiente para ele, não precisa ficar aflita e ceder à fórmula.
Da mesma forma que os adolescentes esticam, os bebês também têm momentos assim. É só você pensar que numa velocidade bastante rápida um bebê passa a rolar, engatinhar, andar, correr, pular, falar… De uma hora para outra um neném vira uma criança… E para todo esse processo acontecer é preciso muita energia e essa energia toda depende da amamentação.
.
O que os pais notam de diferente nos surtos de crescimento?
– O bebê quer mamar o tempo todo sem respeitar os intervalos
– O bebê começa a acordar várias vezes à noite para mamar
– O bebê fica mais agitado!!!
.
E quais são os momentos de maior demanda? Isso é meio variável, da mesma forma que nem todos os bebês andam no mesmo tempo e nem falam com a mesma idade, por exemplo.
Mas geralmente essa fome mais voraz acontece mais nos 3 primeiros meses de vida, podendo ocorrer também nas várias outras fases da vida do bebê.
Prematuros e bebês que nasceram menorzinhos costumam ter mais esses surtos de crescimento, mas isso acontece com todos os bebês.
.
Saiba tudo sobre os benefícios da amamentação clicando aqui
.
O que eu posso dizer para tranquilizar os pais é que essa demanda maior costuma durar apenas alguns dias. É uma fase desgastante, mas com data para terminar. Então, respire e persista na amamentação e acredite: seu leite é mais do que suficiente para ele.
Quando essa fase passa o bebê passa a voltar a dormir por mais tempo e geralmente as mamas ficam mais cheias.
Nessas fases as mães devem se alimentar bem e tomar bastante líquido.
.
Clique aqui para saber porque o aleitamento além dos 2 anos é tão importante
É importante enfatizar que nem todo choro é fome!!! Mas se seu bebê acalma no peito, pode ser sim, vontade de mamar – pode ser sim um surto de crescimento.
Esteja tranquila e segura. Não fique contando o tempo de mamada, nem quantas vezes ele mamou, se ele mamou mais ou menos que ontem ou quantas vezes você acordou a noite para dar de mamar. Isso é loucura!!! Deixe com que seu bebê faça a sua própria vontade e tudo vai ficar bem.
Ótima amamentação para vocês.
Dra. Daniela Mendes Martins – Médica Pediatra pela Santa Casa de São Paulo, cursando Neonatologia no HC-USP (CRM 169.552). Endereço: Rua Pio XI, 848 – São Paulo. Tel: (11) 3836-5888
Gostou? Então, que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades? É super simples, basta adicionar seu Email logo aí embaixo (para quem está pelo cel) ou aqui do lado (para quem está pelo pc)