Afinal, o que é Imunidade Baixa?

Todos os pais se preocupam quando vêem seus filhos doentes e a preocupação aumenta ainda mais quando isso começa a fica mais frequente. Dessa forma, preparei essa postagem para falar sobre a Imunidade Baixa e as Infecções que apavoram tanto os pais.

E para começar, eu quero alertar o que faz com que o número de infecções na infância aumente:

– Freqüentar creche ou escolinha

– Ter irmãos mais velhos

– Ser exposto à fumaça de cigarro e à poluição

– Morar em casa que tenha muitas pessoas

– Estar nos meses do outono e inverno!!!

Nós, pediatras, começamos a pensar em imunidade baixa quando a criança tem infecções respiratórias de repetição:

– 6 ou mais infecções respiratórias por ano

– 1 ou mais infecções respiratórias por mês durante todos os meses do ano

– 3 ou mais infecções do trato respiratório inferior (pneumonias) por ano

Mas infecção respiratória de repetição não significa imunidade baixa = não são sinônimos. Isso é muito importante.

Tem algumas coisas que fazem com que crianças tenham mais infecções que outras:

– 30% têm algum grau de alergia: as alergias predispõem infecções também

– 10% têm alguma doença crônica: como diabetes, lesão renal, problemas no coração…

– 10% têm alguma imunodeficiência!!! Sim, 10% podem ter sim, a tão famosa imunidade baixa.

– E o mais importante – 50% das crianças são saudáveis!!! (Lembra que eu falei que algumas condições aumentam as infecções? – creche ou escolinha, mora em lugares mais frios, alguém fuma em casa, enfim, existem inúmeros fatores que podem fazer com que seu filho adoeça mais).

Crianças que freqüentam creche ou escolinha podem chegar a ter o dobro de infecções de uma criança que fica só em casa com os pais!!!

Outra coisa muito importante: bebês costumam ficar mais resfriados e gripadinhos porque eles tendem a ter uma defesa a menos

– Essa defesa a menos é chamada de imunoglobulina A

– Com essa defesa a menos ocorrem mais infecções

– E qual a melhor maneira de solucionar isso? Com ALEITAMENTO MATERNO – o leite materno é rico em imunoglobulina A e isso protege o bebê das infecções!!!

Mas afinal, o que é imunidade baixa?

– Os soldadinhos da defesa são mais fraquinhos

– Ocorre mais em meninos

– Ocorre mais em pais que são primos ou têm algum grau de parentesco

– Não é considerada uma doença rara.

Saiba como os bebês enxergam clicando aqui.

Em algumas situações o pediatra vai querer ver seu filho mais de perto e vai querer investigar melhor sua imunidade. Existem critérios que fazem com que o Pediatra pense mais em imunidade baixa.

No geral, não é o número de infecções que seu filho tem que nos preocupa e sim, a gravidade das suas infecções: exemplos são – crianças que pela infecção foram internadas na UTI ou que já tomaram diversos antibióticos e a infecção não vai embora de jeito nenhum.

Uma criança saudável pode ter até 12 infecções virais por ano e isso ser completamente normal e crianças que vão para creche ou escolinha podem ter um número ainda maior.

Dessa forma, não precisa se preocupar tanto assim.

Mas se algo te deixar aflita, converse sempre com o pediatra do seu filho (a).

Se seu filho for realmente diagnosticado com imunidade baixa não precisa entrar em desespero: em alguns casos a imunidade tem tratamento sim, mas o mais importante são as medidas de prevenção contra infecções.

Leia sobre o Sono dos Bebês clicando aqui

Outra coisa – Nenhum comprimido substitui uma boa alimentação: as melhores vitaminas estão nas saladas e nas frutas – e tudo isso tem na feira (rs). Com paciência e bem de mansinho, seu filho vai acabar aceitando. Acredite!!!

Ah, e nenhum estudo demonstrou, até hoje, que vitamina C protege contra resfriados.

Espero que tenham gostado.

Lembrando que esse artigo tem apenas fins educativos e de alertas aos pais e cuidadores de uma forma extremamente resumida, qualquer dúvida deve ser sempre abordada com o Pediatra do seu bebê, pois ele que o acompanha e saberá avaliá-lo corretamente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.

Inscreva-se no Canal do Youtube

No Canal do Youtube teremos muitas dicas e novidades relacionadas ao Desenvolvimento Infantil. Eu te espero.

Gostou da postagem de hoje?

Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail

Insira seu endereço de e-mail para seguir este blog e receber notificações de novas postagens por e-mail.

Dra Daniela Mendes Martins

Médica Pediatra e Neonatologista

Curso Pedmais

Um curso completo para quem quer saber mais sobre a infância