Uma amiga me indicou esse documentário faz um tempo e só há uns dias eu consegui assistir, e acho muito válido que os pais e principalmente cuidadores, assistam. Está disponível no Netflix e tem no youtube também.
Hoje em dia a nossa preocupação com alimentação mudou completamente, antes víamos com maior freqüência casos de desnutrição, em contrapartida hoje vemos milhares de casos de obesidade infantil e isso é muito sério.
Doenças de adulto estão ocorrendo em crianças e o que podemos fazer para resolver essa pandemia?
Separei partes do documentário FED UP que considerei bem importantes e acredito que valha a pena a reflexão.
– Calorias não são iguais: se você comer 100 calorias de castanha do Pará contra 100 calorias de Refrigerante, você certamente acumulará mais gordura com o refrigerante por este conter mais açúcar.
– O maior vilão do ganho de peso é o açúcar!!!
– Segundo o documentário, o açúcar vicia 8 vezes mais do que a cocaína e aí está um dos maiores motivos para que a Sociedade Brasileira de Pediatria contra-indique totalmente que crianças experimentem açúcar.
– As áreas do cérebro ativadas pelo açúcar e pela cocaína são as mesmas
– “Mas eu procuro por produtos que não tem açúcar!!!” Não se iluda, afinal existem vários sinônimos para açúcar: xarope de milho, caldo de cana, maltodextrina…
– Conhecem o mucilon, cremogena e farinha láctea? Puro açúcar!!!
– Parem de consumir produtos e voltem a consumir comidas de verdade!!!
– Olhe a embalagem: parece comida da natureza ou tem inúmeros compostos que você não conhece?
– Não pense em emagrecer, pense em ter saúde.
– Façamos uma desintoxicação de 10 dias: sem açúcar e sem produtos artificiais.
Vou parar por aqui para deixar o gostinho para que assistam ao documentário. Obviamente que ele é um pouco sensacionalista, mas a mensagem que ele deixa deve ser absorvida.
Beijos,