Resolvi inverter o jogo e contar 9 mentiras sobre a obesidade infantil e 1 verdade.
1ª Crescer emagrece: se isso fosse verdade, todas as crianças obesas teriam crescido e emagrecido até chegar à adolescência.
2ª a culpa é da avó ou da escola ou da babá: devem-se definir responsabilidades e não jogar a culpa em alguém específico.
3ª Vitamina engorda: vitaminas, quando receitadas por médicos, são nutrientes ingeridos em tão pequena quantidade, que jamais engordariam alguém.
4ª Criança obesa é preguiçosa: crianças obesas têm mais dificuldades em realizar atividades, como correr ou saltar, dando a impressão de que são preguiçosas, o que não é verdade
5ª Crianças e adolescentes não devem seguir dietas para emagrecer: isso é verdade, pois crianças e adolescentes devem mudar os hábitos de vida, incluindo exercícios, e não fazer dietas restritivas
6ª Emagrecer é perder peso: isso é mentira porque emagrecer é perder gordura, a criança pode ganhar massa muscular ao fazer exercício e ganhar peso.
7ª Fruta não engorda: quase todos os alimentos engordam, as frutas são ótimos alimentos, mas se ingeridas em excesso, ajudam a engordar.
8ª Quem emagrecer vai engorda novamente: isso só vai acontecer se não houver mudança no estilo de vida da criança.
9ª Para emagrecer é preciso retirar doces, lanches, frituras, refrigerante etc: para emagrecer pode-se comer de tudo, basta saber controlar quantidade e frequência.
10ª Crianças obesas são mais alegres: pergunte a elas!
Fonte: ABRAN.