O que é lactose?
É um dos carboidratos presente no leite.
Existe diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?
SIM, são doenças completamente diferentes.
Intolerância não é alergia.
O que ocorre na intolerância à lactose?
Esse carboidrato não é absorvido, ele se acumula dentro do intestino e bactérias intestinais digerem esse carboidrato guiando a dor na barriga, cólicas, barriga estufada, gases, fezes explosivas e amolecidas.
O que ocorre na alergia ao leite?
Na alergia, a proteína do leite é absorvida e cai no sangue.
Não tem nada a ver com carboidratos e sim, com proteínas.
Na alergia ocorrem sintomas de alergia: fezes amolecidas, sangue nas fezes, vômitos, baixo ganho de peso, lesões vermelhas na pele, anafilaxia.
Quais doenças podem estar associadas à intolerância à lactose?
Principalmente doença celíaca, viroses e desnutrição.
Mas é importante lembrar que a intolerância à lactose pode ser genética.
Na intolerância à lactose os sintomas dependem da quantidade ingerida?
Sim, tem crianças que toleram 1 a 2 copos de leite por dia e não tem nenhum sintoma, a quantidade ingerida que gera sintomas varia de pessoa pra pessoa.
Na alergia ao leite de vaca, qualquer volume de leite já gera sintomas.
Nunca retire o leite da dieta por conta própria: consulte sempre o pediatra primeiro. Crianças que ingerem pouco leite e derivados e não complementam da forma adequada tem risco de formar os ossos de forma inadequada.
Na alergia ao leite de vaca a criança não pode ingerir leite nem derivados.
Cuidado com medicamentos e cosméticos.
Evitem também os seguintes produtos: com aroma de queijo, sabor artificial de manteiga, sabor caramelo, sabor creme de coco, sabor de açúcar queimado.
Sinônimos para leite: leite em pó, leite desnatado, composto lácteo, caseína, caseinato, lactoalbumina, lactoglobulina, lactulose, lactose, proteínas do soro, soro do leite. Leia sempre a embalagem do produto.
Derivados do leite: queijo, iogurte, manteiga, creme de leite, leite condensado e produtos que tenham sido feitos com leite e seus derivados.
Meu filho foi diagnosticado com alergia à proteína do leite de vaca. Devo parar de amamentá-lo?
Fique tranqüila, pois quando a mãe retira da sua dieta leite e derivados, o bebê pode e deve continuar em aleitamento materno exclusivo.
Parece que a dieta materna sem leite e derivados durante a gestação e o aleitamento materno evitam a alergia ao leite de vaca, mas existem poucas evidências.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.