Eu sempre falo que é muito importante evitar o uso de cosméticos em crianças de até 3 anos, principalmente os que contêm perfume.
Mas por que?
Os bebês têm a pele muito sensível e as suas camadas da pele permitem que os produtos utilizados adentrem mais na pele, o que aumenta o risco de absorção e também aumenta a chance de desenvolver alergias, como a dermatite de contato.
E vocês sabiam que perfumes são segredos de indústria?
Nós não sabemos quais compostos químicos vão em um perfume. Imagine só você usar toda essa química em um recém-nascido?!
Gostaria de falar também sobre os conservantes que os produtos utilizam, na maioria das vezes são parabenos.
E quais os risco dos parabenos?
– Curto prazo: alergias
– Longo prazo: deposição na mama, útero e ovários, placenta e líquido amniótico.
Em diversos países houve proibição do uso de parabenos em cosméticos para menores de 3 anos, pois eles tem uma função de disruptor hormonal leve, e isso significa maior risco de puberdade precoce e infertilidade.
Parabenos também são fotossensíveis e isso pode levar a morte celular.
Por exemplo, muitos protetores solares contêm parabenos, o que acaba sendo meio contraditório.
O menos é sempre mais!!! E existem formas de sermos mais naturais
Fonte: Dra Patrícia Silveira
Dra. Daniela Mendes Martins – Médica Pediatra pela Santa Casa de São Paulo, cursando Neonatologia no HC-USP (CRM 169.552). Endereço: Rua Pio XI, 848 – Alto da Lapa, São Paulo. Tel: (11) 3836-5888. Cel: (11) 99280-3573. Gostou da postagem de hoje? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail