Quem nunca teve dor de ouvido é muito SORTUDO!!! Porque dói muito, muito mesmo!!!
E de onde vem essa dor toda?
Ela se deve a uma inflamação no ouvido, causada por vírus, bactérias ou fungos.
.
Por que crianças que começam a frequentar piscinas passam a ter mais otites?
– Causa 1 = umidade no ouvido: essa umidade excessiva faz com que fungos e bactérias se alojem lá – para evitar, seque a parte externa da orelha com toalha!!!
– Causa 2 = muito contato com a água faz com que a cera seja removida, lembrando que cera é proteção!!! Sem essa proteção aumentam-se as chances de infecção no ouvido.
Dicas na hora do banho
– Não use cotonetes no ouvido, pois você vai empurrar a cera mais para dentro e isso pode ferir a membrana timpânica e microferimentos nessa membrana, podem predispor otites.
– Não use cotonetes também porque ao usar você empurra a cera ainda mais pra dentro, predispondo a formação das rolhas de cera que podem dificultar a audição da criança.
– Sempre use a toalha para secar a parte de fora do ouvido.
– Seguindo os passos acima, você não precisa se preocupar em proteger o ouvido na hora do banho (contra a água), pois sua barreira de proteção estará intacta.
Clique aqui para saber como evitar os resfriados
Outros cuidados para evitar as otites
– Persista no aleitamento materno
– Evite o contato com fumantes
– Evite ambientes fechados e aglomerações
– Crianças que usam mamadeira não devem mamar deitadas: essa regra é só pra quem usa mamadeira, no peito pode!!!
– Na maioria das vezes as otites surgem após um resfriado mal curado: o acúmulo de secreção na região faz com que bactérias gostem desse meio “quentinho e fofinho”, por isso, “abuse e use” de inalações com soro fisiológico e lavagens nasais com soro fisiológico = eliminar esse acúmulo é o melhor que você pode fazer!!!
– Mantenha o seguimento com o pediatra: algumas doenças podem predispor as infecções de ouvido!!!
O diagnóstico das otites é clínico e o tratamento vai depender do local da infecção e do tipo de infecção. Converse sempre com o Pediatra.
Dra. Daniela Mendes Martins – Médica Pediatra pela Santa Casa de São Paulo, cursando Neonatologia no HC-USP (CRM 169.552). Endereço: Rua Pio XI, 848 – Alto da Lapa, São Paulo. Tel: (11) 3836-5888. Cel: (11) 99280-3573. Gostou da postagem de hoje? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail