Entendendo melhor o Leite de Vaca

O leite é fonte de proteínas e calorias, cálcio e vitamina D, mas não é apenas o leite que pode fornecer esses nutrientes.

 

 

O que muitas vezes acontece, é que nem sempre as crianças gostam muito de se alimentar e aí, o leite se torna um alimento fácil de ser dado e de melhor aceitação.

 

 

E aí mora o perigo… porque se a criança tomar muito leite, ela não vai querer se alimentar com outras coisas, pois a sua barriga vai ficar cheia. E aí vira um ciclo vicioso!!!

 

 

Leite em excesso faz mal.

– Um estudo mostrou que crianças que ingerem mais que 600 ml por dia de leite, apresentam maiores taxas de obesidade.

– O leite integral contém gordura saturada e esta em excesso, faz mal para a saúde.

– Outro estudo demonstrou também que quando a criança consome mais que 500 ml de leite por dia, ela passa a absorver menos ferro, o que predispõem a anemia.

 


Saiba quais são as recomendações de sucos na infância


 

E qual a quantidade recomendada para crianças acima de 1 ano de vida?

– 500 ml de leite é a nova recomendação da Academia Americana de Pediatria.

 

Essa quantidade é suficiente para que crianças de pele clara tenham quantidades suficientes de vitamina D. Para crianças de pele mais escura é preciso que a ingesta de leite seja maior ou que haja suplementação de vitamina D. Daí a importância de seguimento com o Pediatra.

 

É importante lembrar que derivados do leite e alimentos que contém leite devem ser computados na quantidade recomendada.

 

 

Um estudo publicado em 2013 na Revista Jama Pediatrics descobriu que as crianças que consumiam menos leite tinham menores taxas de fratura do que aquelas que consumiam mais leite. Curioso, ne? O que os estudos vem sugerindo é que o principal fator para o crescimento ósseo é o impacto no osso através de atividades físicas – como correr ou pular.

 


Por que não devemos oferecer doces para menores de 2 anos


 

E quanto ao leite, qual é o melhor?

– Leite materno até pelo menos 2 anos: crianças que mamam no peito pelo menos 4 vezes ao dia não precisam suplementar com leite de vaca.

– Leite de caixinha só após 1 ano de vida e só se não estiver sob aleitamento materno: se possível, ofereça as fórmulas infantis – elas são melhores opções mesmo após 1 ano de vida, pois elas pegam o leite de vaca e tentam fazer com que ela fique o mais próximo do leite materno.

* O leite de vaca é enriquecido com vitaminas, ferro e outros nutrientes.

* Fórmulas mais modernas colocam gorduras de melhor qualidade.

* E essas fórmulas diluem mais o leite para eliminar as proteínas em excesso.

 

 

E por que não dar leite de vaca de caixinha ou em pó para menores de 1 ano?

 

Há alguns anos, infelizmente, não existiam as fórmulas infantis, então, certamente muitas crianças, menores de 1 ano, tiveram que tomar leite de caixinha, seja ele de vaca ou de cabra. O problema é que nem sempre as complicações do leite de caixinha são imediatas, o que faz com que muitas pessoas pensem que isso é bobagem – mas não é!!!

– O leite de vaca contém muita proteína e isso é ruim porque sobrecarrega o rim, aumenta o risco de alergias e está associado ao aumento de obesidade
– O leite de vaca além de ter muita proteína, não contém uma proteína tão boa quanto a do leite materno.
– O leite de caixinha tem gorduras que, diferentes das do leite materno, não ajudam no desenvolvimento cerebral
– O leite de vaca tem muito sal, o que também sobrecarrega os rins e guia a pressão alta no futuro – Quantas pessoas você conhece que tomaram leite de vaca na infância e hoje têm pressão alta? – vale à pena a reflexão!!!
– Crianças que tomam leite de vaca têm mais anemia

 

 

Conclusão: não há alimento melhor que o leite materno. Persista, insista e não desista. Não é uma missão fácil, mas é certamente a missão mais gratificante para uma mãe e para um filho.

Dra. Daniela Mendes Martins – Médica Pediatra pela Santa Casa de SP (CRM 169.552), cursando Neonatologia no HC-USP. Consultório: Rua Pio XI, 848 – SP. Tel: (11) 3836-5888

Gostou? Então, que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades? É super simples, basta adicionar seu Email logo aí embaixo (para quem está pelo cel) ou aqui do lado (para quem está pelo pc)

Compartilhe com seus amigos

Inscreva-se no Canal do Youtube

No Canal do Youtube teremos muitas dicas e novidades relacionadas ao Desenvolvimento Infantil. Eu te espero.

 Gostou da postagem de hoje? 

Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail

Insira seu endereço de e-mail para seguir este blog e receber notificações de novas postagens por e-mail.

Dra Daniela Mendes Martins

Médica Pediatra e Neonatologista

Curso Pedmais

Um curso completo para quem quer saber mais sobre a infância

Dra Daniela Mendes Martins | Pediatra e Neonatologista | CRM-SP 169.552

Pediatria Objetiva © Todos os Direitos Reservados

 

plugins premium WordPress