Benefícios do Leite Materno

Separei um estudo da revista Pediatrics que foi publicado em 2012 para falar sobre os Benefícios do Leite Materno.

 

O aleitamento materno, quando oferecido de forma exclusiva por mais de 4 meses, reduz em 72% o risco de internação por pneumonia no primeiro ano de vida.

 

Também é importante destacar que a gravidade da bronquiolite é muitíssimo menor nas crianças em aleitamento materno exclusivo: reduz a chance de internação e a necessidade de oxigênio.

 

O aleitamento materno reduz em 23% a chance de infecções no ouvido, se o aleitamento for por mais de 3 meses o risco de dor de ouvido cai em 50%.

 

Sem contar que crianças em aleitamento exclusivo por 6 meses apresentam bem menos resfriados quando comparadas às crianças que estão em uso de fórmula infantil.

 

O aleitamento materno protege contra diarréias, reduzindo o risco em mais de 60%.

 

O leite materno também reduz a síndrome da morte súbita do lactente.

 

Segundo um estudo americano, o aleitamento materno por mais de 6 meses e o prolongamento desse para além de 1 ano é capaz de prevenir mais de 1 milhão de mortes infantis por ano.

 

Também existe uma redução na incidência de asma, alergia alimentar e dermatite atópica.

 

O leite materno também reduz o risco de doença celíaca e há uma importante redução nas doenças inflamatórias intestinais.

 

Foi feito um estudo que mostrou redução na chance de obesidade em adolescentes e adultos que foram amamentados.

Uma análise feita entre irmãos, mostrou que o que tinha sido amamentado era 14 kg mais magro que seu irmão que tinha recebido fórmulas infantis. Um estudo demonstrou que cada mês de aleitamento materno reduz em 4% a chance de a criança desenvolver sobrepeso e obesidade.

 

O aleitamento materno é super importante, pois permite um maior controle da saciedade, já os bebês que recebem mamadeira mamam com maior facilidade e não adquirem esse controle e isso parece interferir na saciedade na vida adulta.

 

Também há  uma redução em 30% no risco de diabetes na infância. O organismo do bebê reage contra proteínas do leite da vaca e essa reação pode ocasionar lesão no pâncreas e essa lesão leva a diabetes.

 

Existe redução em leucemias quando a criança permanece por 6 meses ou mais em aleitamento materno.

 

Crianças que receberam leite materno tem um melhor desenvolvimento cerebral quando comparadas às crianças que receberam fórmulas.

 

Mães de prematuros que conseguem amamentar após a alta hospitalar tem um grande benefício, pois seus bebês adoecem muito menos.

 

O leite materno é capaz de prevenir a enterocolite necrosante que é uma doença que aumenta e muito a mortalidade dos prematuros. Prematuros sob aleitamento materno morrem menos e se desenvolvem muito melhor. Prematuros que recebem leite materno também apresentam menos retinopatia severa da prematuridade.

.

Estes são apenas alguns dos benefícios do Leite Materno.
Vamos amamentar!!! s2
.
Dra. Daniela Mendes Martins – Médica Pediatra pela Santa Casa de São Paulo, cursando Neonatologia no HC-USP (CRM 169.552). Endereço: Rua Pio XI, 848 – São Paulo. Tel: (11) 3836-5888

Gostou? Então, que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades? É super simples, basta adicionar seu Email logo aí embaixo (para quem está pelo cel) ou aqui do lado (para quem está pelo pc)

Compartilhe com seus amigos

Inscreva-se no Canal do Youtube

No Canal do Youtube teremos muitas dicas e novidades relacionadas ao Desenvolvimento Infantil. Eu te espero.

 Gostou da postagem de hoje? 

Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail

Insira seu endereço de e-mail para seguir este blog e receber notificações de novas postagens por e-mail.

Dra Daniela Mendes Martins

Médica Pediatra e Neonatologista

Curso Pedmais

Um curso completo para quem quer saber mais sobre a infância

Dra Daniela Mendes Martins | Pediatra e Neonatologista | CRM-SP 169.552

Pediatria Objetiva © Todos os Direitos Reservados

 

plugins premium WordPress