Meu Filho Não Come

.

Muitos pais e cuidadores costumam ficar inseguros com a alimentação e muitas vezes a queixa é a seguinte: “Meu Filho Não Come”.

Certo!!! O fato da criança não comer aflige muito os pais, mas eu posso dizer que na maioria das vezes essa aflição toda não precisa existir.

Resolvi escrever esse artigo para tentar diminuir a insegurança dos pais em relação à alimentação e à inapetência.

.

O ser humano gosta, tradicionalmente, das chamadas “crianças com bom apetite”, aquelas que são “boas de garfo” e “fofinhas”. Mas nem todas as crianças são iguais, algumas dão mais trabalho em relação à alimentação, mas não é porque uma come mais do que outra que aquela uma que come menos não come o bastante para crescer e ganhar peso.

.

Por isso que é super importante o seguimento com o Pediatra.

Na rotina as crianças são pesadas e medidas e tudo isso vai parar em um gráfico e esse gráfico diz se a criança está acima ou abaixo do peso, ou idealmente no peso certo, e isso é suficiente para tranquilizar os pais.

.

Devido a essa guerra alimentar, muitas empresas já tentaram disponibilizar produtos que abrem o apetite, como foi o caso do Biotônico Fontoura, que hoje já foi proibido para crianças. Isso tudo se deve a uma questão cultural que está enraizada na mente dos brasileiros, principalmente nos mais velhos.

.

E qual o risco?

Muitas vezes, quando a criança não come o que se chama adequadamente, passa-se a oferecer os lanchinhos mais apetitosos e começa a haver o que chamamos de trocas: troca-se o saudável pela a besteira e isso gera um ciclo vicioso.

.


Clique aqui para saber mais sobre o Sono dos Bebês


.

Mas mesmo as crianças com menos apetite, uma hora vão sentir fome e vão querer comer.

Não caia na tentação e não substitua o saudável pelo mais palatável. O açúcar é viciante e as crianças amam, mas está muito longe de ser o ideal.

E junto com cair em tentação vem a obesidade infantil.

.

Se seu filho não quis jantar, tudo bem – guarde e ofereça mais tarde o mesmo prato.

Em algumas idades as crianças ficam mais difíceis de comer, mas isso são fases e em muitos casos são “pequenas birras”: seja porque nasceu um irmãozinho, seja porque os gostos vão mudando com o tempo, seja porque começou na escolinha e provou algo novo e mais gostoso, ou porque sabe que se não comer vai ganhar uma mamadeira ou algo docinho.

.

Crianças são “terríveis”, no sentido bom da palavra, e elas sabem exatamente como atingir os pais e cuidadores, com um jeitinho cativante.

.

Os pais e cuidadores costumam colocar muita expectativa em relação a introdução alimentar, aos 6 meses, mas nem sempre a expectativa se iguala a realidade.

Tem criança que vai super bem, têm outras, no entanto, que não encaram o alimento novo de uma forma tão aceitável.

Por isso que tanto pelo método tradicional como pelo BLW, os pais e cuidadores precisam ter paciência e aceitar que nem sempre tudo ocorre conforme os planos e nem por isso, seu filho precisa de algum estímulo para abrir o apetite. Mas tem que insistir.

.


Saiba mais sobre resfriados clicando aqui


.

Uma criança tem que provar diversas vezes a mesma comida para dizer que não gostou.

Uma experimentação não significa que ela nunca mais vai querer provar.

.

Converse sempre com o pediatra do seu filho.

O BLW é um método excelente, mas geralmente a frustração de ver seu filho nem encostar no alimento desencoraja a continuar. Por isso que cada caso é um caso e tudo precisa ser individualizado. É lindo ver a criança comendo por conta própria, mas nem sempre é assim que vai acontecer.

.

Outra questão é que nem sempre a quantidade que os pais gostariam que a criança comesse é a realmente necessária, muitas vezes extrapola.

Mas vou deixar o tema quantidades para outra postagem.

.

Espero que tenham gostado e que tenham se identificado em algumas situações. Tenham uma boa relação com o pediatra, uma relação de confiança é tudo o que o filho de vocês precisa.

.

Um lindo dia.

.

.

Dra. Daniela Mendes Martins – Médica Pediatra pela Santa Casa de São Paulo, cursando Neonatologia no HC-USP (CRM 169.552).

Compartilhe com seus amigos

Inscreva-se no Canal do Youtube

No Canal do Youtube teremos muitas dicas e novidades relacionadas ao Desenvolvimento Infantil. Eu te espero.

 Gostou da postagem de hoje? 

Não deixe de assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo novo em seu e-mail

Insira seu endereço de e-mail para seguir este blog e receber notificações de novas postagens por e-mail.

Dra Daniela Mendes Martins

Médica Pediatra e Neonatologista

Curso Pedmais

Um curso completo para quem quer saber mais sobre a infância

Dra Daniela Mendes Martins | Pediatra e Neonatologista | CRM-SP 169.552

Pediatria Objetiva © Todos os Direitos Reservados

 

plugins premium WordPress